Comprar lá fora ou aqui? Pneus de touring car

Essa é a dúvida de muita gente. Aqui no Brasil temos bons fabricantes de pneus de RC. A Alpha tem excelente padrão de qualidade e é a preferida na hora de se escolher ou definir um pneu para os campeonatos no Brasil. Eles tem vários compostos e isso é bem legal. Mas este post é para saber se vale à pena comprar pneu aqui ou lá fora...


Não vou comparar com os outros fabricantes (Syntec, nem sei se ainda existe, mas usei os pneus deles uma vez e acabou mais rápido que telegrama de pêsames). Vou comprar coisas que já usei. Para falar a verdade eu já não comprava pneus lá fora há algum tempo, por causa da Alpha, mas vou mudar meus hábitos...

Comprar um jogo, é vantajoso para comprar Alpha. Sai caro para cacete, pois tem o frete, que os Correios metem a mão. Por exemplo, um jogo sairia por incríveis R$ 52,30! Claro que comprar 1 jogo sai mais caro, mas aqui o negócio é comprar, e comparar o preço para 3 jogos completos. Vou comprar os pneus Alpha com os Team Magic que tem melhor qualidade na minha opinião (não que o a Alpha seja ruim, mas o Team Magic, que é um dos mais simples é melhor).

Vamos lá: comprando 3 jogos na A Main Hobbies, eu gastaria 11 reais para receber na minha casa. Se eu fosse comprar a mesma quantidade na Alpha eu gastaria exatos 130 reais se escolhesse envio por PAC. 19 reais de economia.

Claro que compreendo sobre as cargas tributárias, dar valor aos fabricantes nacionais, e bla, blá blá. Mas como veredito não há por que comprar pneus Alpha. Vale lembrar que estou comparando com o dólar a 2,08, caso isso mude a história pode virar, ou piorar ainda mais para a Alpha. Outra coisa, estou comparando com um pneus que eu conheço, o Team Magic, são menos empenados, o material das rodas é melhor, e a roda é mais bonita. A única desvantagem é o desgaste levemente maior, mas não justifica o preço maior da Alpha.

Um comentário:

  1. Meus dois centavos:
    A Sintec está por aí no mercado ainda. Não são muito diferentes dos Alpha.
    Sobre qual escolher, tem que considerar a relação custo-benefício.
    A verdade é que os Alphas são ruins e caros no cômputo final. Um jogo de Alpha custa 1/2 a 1/3 do preço de um "de marca" como Sorex. Mas a durabilidade, qualidade e grip de um pneu top como um Sorex ou Shimizu é incomparável.
    No Paulista de SuperStock sempre usamos Alphas, com reclamações gerais. Eu mesmo tive vários problemas de empenos e desbalanceamentos ao longo dessa temporada 2012, mesmo com as novas rodas dish, que melhoraram em relação às anteriores, mas ainda estão aquém do que se espera de pneus PARA COMPETIÇÃO. Pra 2013 decidimos mudar pra pneus da LRP, pela tal da relação custo-benefício. Os LRP vão custar para os pilotos o dobro do que os Alphas nos custam hoje, mas em compensação eles duram PELO MENOS 3X mais nos testes feitos, e com (muito) melhor grip. Um Alpha roda 4 packs no máximo com a gente antes de começar a abrir o bico, sem contar a baixa qualidade de montagem e o desbalanceamento.
    Considerações finais: no acerto de qualquer carro, 90% do lance estão nos pneus. Bons pneus facilitam até para os menos experientes - que é o meu caso, o setup do chassi fica imensamente mais fácil. Comparando em pista, posso afirmar que os pneus dessas marcas que eu já usei, com o mesmo setup, o carro muda completamente em relação aos Alphas.

    ResponderExcluir