sexta-feira, 28 de setembro de 2018

XRay T4 19

 A XRay, como de costume neste época do ano, apresentou a nova versão do seu touring car 4x4. O t4 19 traz algumas alterações finas, no projeto mais que vencedor que já é bastante conhecido de todos. Veja a seguir alguns detalhes sobre o carro.


No geral, o visual permaneceu bastante próximo do modelo 18, pelo menos com o carro todo montado. Algumas alterações seguem os setups utilizados por Bruno Coelho, piloto várias vezes campeão pela Marca.

 Com a construção já confiável, não era de se esperar grandes alterações.

 Aqui uma alteração interessante. Nesta versão os postes de bolha podem ser colocados em 3 posições: avançada, central e recuada. Cada uma delas ajuda no posicionamento da colocação da bolha, de acordo com a necessidade de cada pista.

 Para aumentar a velocidade de entrada de curvas, há a possibilidade de colocação de uma barra que atravessa o furo do chassis principal onde fica o diferencial.

Na parte frontal o bumper sofreu poucas alterações, com a mais interessante sendo a suavização da sua borda. para evitar atrito desta parte com o contato com o solo.

 Estas são as quatro opções de chassis para o novo T4 19. Há uma em carbono e 3 em alumínio com diferentes tipos de flexibilidade.

 Os postes de amortecedores ganharam um pino guia para facilitar na montagem.

 A ilustração acima mostra como funciona o sistema de posicionamento de postes de bolha e a utilidade em cada tipo de pista.

 A qualidade comprovada da espinha do T4 permanece neste modelo.

 Acima mais um ajuste voltado a flexibilidade: as opções de montagem do suporte da polia central. O T4 19 ainda usa polia tradicional, ao contrario de muitos modelos que adotaram o suporte com a polia flutuante já há algum tempo.

 No geral as alterações foram em detalhes, mas é normal esperar isso de um modelo que continua sendo excelente em pista.

A Mon-Tech, assim como a Bittydesign, também tem uma versão pre cortada de bolhas para o T4.