sábado, 2 de dezembro de 2017

Alfa Romeo: a história da marca em 5 bolhas de turismo e superturismo


Quem curte automodelismo também curte automobilismo, é quase inevitável. E quem curte automobilismo gosta de marcas de tem tradição nas pistas. Não é diferente com quem anda de RC. A Alfa Romeo é uma das mais icônicas marcas de carros de corrida da história.

Por esta tradição, sempre teve inúmeras bolhas que representaram bem a história moderna da marca italiano nas competições de turismo. Vejamos algumas bolhas clássicas de carros Alfa Romeo que participaram em campeonatos de turismo e superturismo.


Vamos seguir a ordem cronológica dos modelos.

1 - Alfa Romeo 75 Turbo

 Apresentada em 1985 a 75 tinha tudo para ser um sedã comportado. Mas a tradição falou mais alto. A Alfa resolveu criar a versão de competição 75 Turbo, com até 320 cv de potência. Para poder ser homologada para as pistas esta versão teve 500 unidades produzidas. Ela marcou presença em várias categorias, inclusive IMSA e Mundial de Turismo.

A fabricação desta bolha é da KillerBody.


2 - Alfa Romeo 155 TS

A versão TS da 155 foi matadora no Italiano de superturismo. O sucesso em 1992 foi tão grande que a marca resolveu no ano seguinte ingressar, com grande sucesso no DTM. A 155 TS foi a sucessora da 75 Turbo e manteve a linhagem de carros de competição nas categorias de turismo da Alfa. Além do Italiano com a explosão do superturismo nos anos 90 a Alfa também ganhou o BTCC em 1995 com este modelo, além de muitas vitórias em outros certames.

Esta bolha da Ts também é da Killerbody.


3 - Alfa Romeo 155 V6 TI DTM

 Na minha opinião esta é a Alfa que mais marcou época nas corridas de turismo, a V6 TI DTM. Imagina um carro italiano entrar no DTM e vencer no ano de estreia na casa dos alemães? Foi só isso que ela fez. Com seu V6 e tração nas 4 rodas não teve para ninguém e fez o regulamento mudar.

O motor 2,5 litros tinha cerca de 430 cv. Para quem curte RC foi uma das bolhas mais desejadas e bonitas quando lançada em meados da década de 90, pela Tamiya.


4 - Alfa Romeo V6 TI ITC/DTM

Apesar de ser muito parecida com a anterior, a versão da 155 que competiu nos anos finais do DTM e do ITC tinha alterações grandes, principalmente, na parte aerodinâmica. Vale o registro, pelas belas cores da Martini. Havia também a versão da Bosch, todas da Tamiya. Ainda hoje alguns modelos de entrada da marca tem estas bolhas como opção.


5 - Alfa Romeo 156

 Este é o último modelo de sucesso da Alfa nas pistas do superturismo. Lançado no final dos ano 90 com modelos de entrada como os TT e TL, é bastante raro hoje em dia. A !56 ganhou muita coisa nas pistas 1:1. Fez sucesso no Europeu da categoria o também no início do WTCC.