sábado, 11 de janeiro de 2014

RCiclopédia: speed control (ESC)

O ESC, também conhecido como speed control, speed e por aí vai é o cérebro do carro. Trata-se de uma central eletrônica que vai dizer se ele freia, como freia, como acelera, se tem ABS e por aí vai.... Hoje em dia os ESCs tem dezenas de ajustes, turbo (que é como se fosse uma segunda marcha no carro) e programação em cartões próprios ou computadores via USB.

O estilo de pilotagem de cada um pode ser ajustado pelo ESC. Além disso ele também se ajusta de acordo com a pista, temperatura e tipo de carro, mas tudo isso é feito através da programação do speed.
A potência do speed pode ser identificada através da amperagem: quanto mais A melhor. Por exemplo um ESC de 45 A aguenta motores mais fracos, já um de 1260 A pode ser usado em competição sem problemas.

Assim como os motores brushless os ESCs podem ter sensor ou serem sensoreless. Cada um para cada tipo de motor. O ESC é um componente que tem que ser comprado sem pensar muito em economia, pois um bom ESC pode durar muitos anos e ajudar diretamente no desempenho do carro.