segunda-feira, 30 de setembro de 2013

HMX: instalação das torres originais

Neste final de semana andei com o HMX com as torres de suspensão opcionais (acima), como são na maioria dos TC hoje em dia. Para o próximo dia de pista eu andarei com as originais do carro, em alumínio (imagens abaixo), com o ajuste de angulação dos amortecedores sendo feito através de espaçadores e ballcups mais curtos ou longo. Para andar no Sams também instalei as barras anti-rolagem. Achei que o carro tava "espalhando muito". Pode ser pelo fato da pista estar suja, mas vou tentar este setup. Como não tive nenhum tipo de quebra deixei para fazer a limpeza e verificação dos amortecedores e diferenciais em outro dia.

 

 

domingo, 29 de setembro de 2013

Regressiva

está chegando a hora. Dale Epp confirmou que dia 1 de outubro (no mais tardar dis 2) ele vai mostrar a Gen6-T. A nova bolha para pancars ovais promete realismo com desempenho. Ele também no Hobby Talk que uma versão atualizada do Mazda 6 190mm será lançada em breve. Fiquem atentos ao TartaraRC.com para mais novidades em breve.

Schumacher Mi5 Tron edition

Na minha opinião o mais belo carro da atualidade é o Mi5 da inglesa Schumacher. Este da foto acima é de um membro do RCTech, que passou uma especia de acabamento na cor branca onde se aplica o CA. Ficou bonito, parece vindo do filme Tron.


Pista do Sams

Muito boa a vista a pista do Sams de Niterói ontem. Não conhecia a pista e foi muito bom conhece-la. Completamente diferente da Jungle, ela tem retas e curvas bem mais largas, que permitem alguma correção e muito mais velocidade. Há uns anos atrás eu diria que era uma pista boa para combustão, mas como hoje existe motor brushless e bateria LIPO, ela é muito boa para elétrico.

 

 

Segundo o site a reta principal tem 63 metros e  o traçado tem várias opções de linhas, com a largura da pista chegando a quase 4 metros. O traçado que estava sendo usado é o mesmo que vai ser disputado o brasileiro daqui há algumas semanas.  é um misto muito bom de média- alta velocidade. Apesar de estar um pouco suja, a pista estava muito boa de andar. A limpeza e as obras finais para o brasileiro começam hoje por lá. O legal é que anda de tudo, de TC a short course. Até o momento que fiquei por lá nenhum GP tinha andado ainda.


A estrutura é boa, mas não há tomadas, ao que parece ainda vão fazer a instalação da elétrica por lá. Chega a pista é mole e rápido, depois do pedágio deve dar pouco mais de 1KM da ponto, indo em direção a região dos lagos. O site oficial da associação está na lista de links aqui do blog: RCNiteroi. A diária para não sócios é de 50 reais e pode-se andar o dia inteiro, até as 16h. Vale a pena a visita, pois anda-se m um lugar adequado.

Não fiz muitas fotos, isso é bom, é sinal que andei muito e não tive tempo para clicar.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

X-Ray T4 2014

A nova versão do T4 chega com suspensão renovada (mas não muito), novos montantes de hinge pin que agora estão presos ao chassis (antes era preço no bulkhead), e mais alguma outras alterações pequenas. A atualização deve ser apresentada oficialmente nas próximas semanas, aí teremos mais detalhes. (Imagem: Area52)

domingo, 22 de setembro de 2013

Algum setup

Sábado comecei a fazer a montagem do segundo HMX, aproveitei para colocar um do lado do outro para fazer uma imagem geral das diferenças entre eles. O da esquerda tem as torres de suspensão opcionais e o da direita a originais. Não andei com o primeiro, portanto, na prática não sei o quanto vai mudar o comportamento do carro. Uma das coisas que fica melhor é a firmeza da bolha. Com as torres opcionais ela fica bem mais rígida e não "rola" tanto quanto no chassis original, onde os postes traseiro muito altos acabam gerando este problema.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Serpent 747 E

 A Sepent divulgou as imagens do novo 747 E, a versão elétrica do 747. O novo carro conta com muitos componentes do modelo a combustão e chassis reforçado para receber baterias de 2 e 3S. Nele cabem motores 540. A Serpent viu que muita gente estava fazendo gambiarra para andar de 200mm elétrico e deu um jeito nisso. O carro ficou feio, com cara de pesadão, ainda mais se comparar com um EP nato. Sinceramente é o tipo de categoria que acho que não vai para a frente. Um carro EP 200mm tudo bem, agora um chassis GP adaptado não tem nada a ver. Fonte: Serpent; Imagens RedRC.net


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pontiac Firebird 1971 da Protoform

Está aí, esta é a nova bolha da PF para quem curte corridas "vintage". Ficou muito boa! Ela é 200mm, mas perfeita para os elétricos que, nesta modalidade usam rodas com off-set para ficar com os 200mm.

 

 

 

As primeiras imagens do TRF 418

As primeiras imagens reais do modelo foram mostrada no REDRC. Veja mais imagens de outros ângulos e detalhes no link: http://www.redrc.net/2013/09/tamiya-trf418-first-images/

Neste link há também as partes que foram alteradas em relação do modelo anterior, o 417.

Team Losi Street Weapon de Joel Johnson - 2000

O Street Weapon era o carro a ser batido no final da década de 90. Com o tempo a marca foi desaparecendo das competições. O motor era central-dianteiro e o chassis todo em grafite

Schumacher SST Axis Pro de Darren Shanks - 2000

Sempre inovando a Schumacher tinha mísseis em 2000. Além dos carros mais originais. O motor do SST Axis central era raro em modelos. Aliás, ainda é.

domingo, 15 de setembro de 2013

Yokomo MR4-TC Pro de Masami Hirosaka - 2000

Para mim um dos caros mais bonitos da época. Os mais avançados até 2000-2002, sempre eram os da Yokomo.

HPI Racing RS4 Pro2 de Billy Martinez - 2000

Em 2000 o HPI RS4 Pro2 era um chassis consagrado, fazia muito sucesso aqui no Brasil também. Em 2002 foi substituído pelo Pro 3, com desenho totalmente diferente e nunca mais obteve o mesmo sucesso. A engenharia do modelo é tão boa que até hoje pode ser encontrada no Sprint.

sábado, 14 de setembro de 2013

Team Associated TC3 de Billy Easton - 2000

Em 2000, o TC3, da Associated era um carro recém lançado, mas já prometia muito. Virou referência e ganhou muita coisa até 2004, quando TC4 apareceu.

Os TC "top guns" do ano 2000

Como havia prometido, vou publicar algumas matérias de revistas antigas que tenho por aqui. Uma das mais legais é a edição de 200o da RC Car Action dedicada aos carros de turismo. Nos próximos posts (publicarei durante todo o final de semana) os cinco melhores modelos da época, com os setups dos melhores pilotos de então:

- Team Associated TC3 de Billy Easton
- HPI Racing RS4 Pro2 de Billy Martinez
- Yokomo MR4-TC Pro de Masami Hirosaka
- Schumacher SST Axis Pro de Darren Shanks
- Team Losi Street Weapon de Joel Johnson

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A-Plus 102

Mais um kit interessante que vem por aí: A-Plus 102. (Clique nas imagens para ampliar)


CSO-One flex chassis conversion

Detalhes da conversão para o chassis mais "flex" do CSO One, enviadas por King Chung!

 

 


Tamiya Asia Cup 2013

Esta é a a pista da Tamiya Asia Cup 2013, que vai acontecer num shopping na Tailândia. Bela estrutura. (clique para ampliar)

sábado, 7 de setembro de 2013

De 5 em 5

Uma montagem com os carros que eu usei, de 5 em 5 anos nestes meus 15 anos de touring cars. A próxima foto eu posto em 2018.

Rodas verdes da Alpha

Não é novidade: em 2005 (se não me falhe a memória) já existiam as rodas verdes da Alpha RC. Eu sempre achei estranho, cheguei a ter algumas na época. Aí, neste ano elas voltam. Continuei achando estranho. Mas, em alguns casos elas caem bem. Se a pintura da bolha tiver uma cor única, por exemplo, e não for verde, elas até ficam legais. Colocando a discussão da cor de lado, as rodas e pneus da Alpha continuam sendo um produto nacional de primeira linha.

Upper deck Corally PHI

Para quem não sabe o Corally PHI foi o modelo com o (ou um dos) carro com o menor CG da história do RC. Ele é um projeto de 2007. Com as chegada das LIPO o carro acabou ficando com um problema: não havia lugar para passara  fiação do ESC para a bateria. Eu resolvi acabar com este problema fazendo um retrabalho no upper deck dele com o corte de duas pequenas partes o que acabou gerando um belo espaço para a passagem dos fios. Na foto acima estáo upper deck avulso, mas eu vou colocar em breve uma de como ficou no carro montado.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Projeto: oval curto

Apenas uma ideia para a "construção de um oval curto, com 8x4 mts. A imagem mostra o tamanho da pista e, em azul, os carros seguindo a mesma proporção. Sem contar o gasto com fitas adesivas para a união dos dois pedaços de carpete, o valor deste projeto é de R$ 126,40.

CEFX 100%

Depois de algum tempo, sem tempo, finalizei a montagem e do CEFX com 1s. A única coisa que falta agora é a a colocação do ESC de 1S, mas este ainda não chegou. Por enquanto vou de LRP mesmo. O carro está muito equilibrado (para fazer curvas para a esquerda) e muito, mas muito leve, o peso esta na casa do 800grs. Vamos ver como se comporta no chão.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como construir um oval

Aí estão duas imagens (acima em construção e abaixo já pronta) que mostram como foi feita a pista de Barre Town RC, em New England. Dá vontade de fazer uma ou não? Ela é uma pista de carpete com banking.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Team C TC10

Há pouco menos de 2 meses atrás falei deste carro aqui no blog, mas não havia muitas informações. A Team C é mais conhecida por fazer off roads, mas entra no mercado dos turismo com o TC10. O modelo traz o padrão de chassis utilizado pela maioria dos grandes fabricantes de hoje em dia, com duplo deck e motor traseiro. O chassi conta com 2,25 mm de espessura e as torres de suspensão tem perfil baixo. Ele vem de fábrica com spool dianteiro e diff de engrenagens traseiro. Olhando rápido parece com o X-Ray não parece?