sábado, 29 de junho de 2013

Novos links


Mais dois blogs legais em nossa seção de LINKS:

Wilck

QuantumRacing-rc

Conhece algum blog bom sobre automodelismo on-road que ainda não está na nossa seção de links? Mande para tartararc@gmail.com

A imagem acima foi retirada do http://wilck.se/

CSO One vs X-Ray T4


É muito bom quando o pessoal colabora com o blog! Primeiro um review do CSO One e agora imagens comparativas, com as diferenças dos dois carros. Contribuição via Facebook de King Chung! Thanks!

Clique nas imagens para ampliar e ver as diferenças entre os carros.

 

 

 

 

 


Review: montagem CSO One

O piloto Marcelo Borges cedeu ao blog um review completo sobre a montagem do touring CSO One TC, que vem com ótimo preço e tem muito do consagrado X-Ray T4. O texto a seguir e todas as imagens deste post foram gentilmente cedidos pelo piloto. (cliquem nas imagens para ampliá-las)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jogo dos 7 erros

As diferenças entre o CSO One e o X-Ray T4:

- suporte dos eixos que prendem as balanças (parecem melhores no CSO)
- amortecedores (parecem melhores no X-Ray
- sistema de esterçamento e servo flutuante (parecem melhores no CSO)
- batterry holders (parecem melhores no CSO)
- Preço (melhor no CSO, custa menos da metade do T4)

Só estas achei 5 diferenças.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Das antigas: Bolhas Protoform 1992

Mais uma imagem do tradicional Throwback Thursday da página do Facebook da Protoform. Esta mostra uma propaganda com as bolhas que dominavam as pistas naquela época.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

WRC Racing STX, imagens dos donos

É tanto carro novo que tá sendo lançado que acabo esquecendo ou pulando algum. Em novembro de 2012 eu falei por alto deste novo touring aqui no blog e depois nunca mais... Pois bem, fuçando na web nestes dias achei algumas fotos do modelo final, já tiradas por seus donos, e reparei que ele tem o mesmo upper deck do Schumacher Mi5.

Parece ter algumas outras partes iguais também, mas no geral o Mi5 parece ser bem melhor acabado, ainda mais com aquelas balanças de suspensão de carbono.




Rodas de setup CSO

Rodinhas de setup da CSO: bem bacaninhas. Ainda não vi vendendo, mas prometem qualidade.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como ajustar seu carro

Muita gente que começa fica na dúvida de como fazer para deixar o carro redondo, sem puxar pata nenhum lado, fazer boas curvas e andar em linha reta. Não existe nada melhor que um estação de setup para deixar o carro como novo e de acordo com o seu estilo de pilotagem. Quando comecei achava que era besteira colocar o carro todo "amarrado" nas réguas, mas é incrível como faz diferença. Para quem vai andar sério, é um investimento obrigatório. Além do mais é algo bem legal de fazer. Você começa a conhecer o carro que como os ajustes, mesmo que mínimos, podem alterar seu comportamento.

Preparação do CEFX

Os modelos para ovais sempre foram meus preferidos, desde que comecei no RC, há uns 15 anos. Há uns 4-5 anos vinha andando com o Agressor da Custom Works, porém o modelo estava ultrapassado. Acabei pegando um CFEX, que é muito mais modernos e já está completamente adaptado a tecnologia LIPO e brushless. Neste dias andei preparando-o. Com shorty LIPO ele ficou perfeito, não pretendo comprar uma 1S só para andar com ele, já que não tem onde competir com ele por aqui. Assim que der umas voltas vou colocar as primeiras impressões sobre ele aqui no blog.

Refazendo a fiação do Mamba

Refiz a fiação do ESC Mamba Sidewinder com fio da Turnigy. Achei muito bom o fio, que pode ser comprado na HobbyKing. Segue o nível dos Orion que eu tenho aqui. Não me lembro o preço exato do metro, acho que foi uns 2 dólares, muito mais barato que comprar algum de marca mais consagrada. Vale a pena.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Rivall com barbatana

Essa versão da bolha LMP1 com barbatana eu ainda não tinha visto. trata-se da mesma bolha, com o acessório preso na parte central do carro. Bem legal mesmo!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bolink

Assistindo a uma corrida antiga de Nascar Winston Cup de 1987, um resumo da prova da ARCA do dia anterior mostrou um carro que capotou, patrocinado pela... Bolink!

Correios...

Duas coisas estranhas aconteceram nos dois últimos dias com relação aos correios. Primeiro uma entrega, atrasada por 3 meses foi entregue no domingo a tarde. E ontem, um chassi que comprei há dois meses estava gentilmente jogado no chão de parte da frente de minha casa (foi jogado por cima do muro). Sendo que esta entrega foi feita por volta das 6 da tarde, uma vez que estive fora entre 5:30 e 6. Ontem nem vi o carteiro, mas no domingo eu perguntei para ele sobre entregas ao domingos, ele me respondeu que entregam sim, mas só quando está muito atrasado... A embalagem do chassis foi aberta e fechada novamente, mas estava com tudo dentro, e sem nenhum dano apesar de estar toda rasgada.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Team C touring car

Sem nenhuma informação oficial, apenas imagens, a Team C, conhecida pelos modelos off-raod, apresentou seu modelo 190mm. Uma vista rápida mostra que é um modelo sem grandes inovações, mas com o desenho que faz sucesso hoje em dia nas pistas. Olhando rápido ele pode até ser confundido com um TCXX, da Hot Bodies. A Team C promete mais informações para breve.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ford Fusion será a primeira

No fórum da HobbyTalk Dale Eep, da Protoform deixou 99% claro que a próxima bolha a ser lançada pela marca será a do Ford Fusion da atual geração 6 de carros da Sprint Cup da Nascar. A bolha será mostrada no final do verão no hemisfério norte.

domingo, 16 de junho de 2013

Rheinard leva etapa da Áustria no ETS

Marc Rheinard continua mandando. Veja o resultado final da etapa da Áustria do Europeu:

1. Marc Rheinard (DE) – Tamiya – 4 pts
2. Ronald Völker (DE) – Yokomo – 4
3. Yannic Prümper (DE) – Yokomo – 4
4. Alexander Hagberg (SE) – Xray – 6
5. Viktor Wilck (SE) – Tamiya – 8
6. Andy Moore (GB) – HB – 8
7. Martin Hudy (SK) – Xray – 9
8. Marc Fischer (DE) – Serpent – 11
9. Magnus Vässmar (SE) – Xray – 12
10.Freddy Südhoff (DE) – Awesomatix – 14

Mais imagens e informações no www.redrc.net

Minha fiação há 10 anos atrás

Fuçando algumas imagens antigas achei uma de 2003 que resolvi comprar. Uma vista "de cima" do meu carro na época, um dos mais bonitos chassi que eu já tive, um Kawada SV-10. O chassi era ótimo, mas a minha fiação... É legal ver como as coisas mudaram em 10 anos...

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Awesomatix em quinto no ETS

Não há novidade na ponta com o alemão Marc Rheinard e seu Tamiya, mas há entre os 10 primeiros, com o quinto lugar do mais exótico modelo TC da atualidade, o Awesomatix de Freddy Südhoff. A etapa deste final de semana do Euro Touring series acontece na Áustria.

Veja os 10 primeiros no TQ de hoje. A imagem é do www.redrc.net. Veja mais informações e fotos neste link sobre o ETS.

1. Marc Rheinard – Tamiya – 21/5:12.571
2. Andy Moore – HB – 21/5:14.316
3. Yannic Prümper – Yokomo – 21/5:14.808
4. Alexander Hagberg – Xray – 20/5:00.511
5. Freddy Südhoff – Awesomatix – 20/5:01.153
6. Ronald Völker – Yokomo – 20/5:02.066
7. Magnus Vässmar – Xray – 20/5:02.732
8. Martin Hudy – Xray – 20/5:03.427
9. Niclas Nilsson – Xray – 20/5:04.675
10.Marco Kaufmann – Xray – 20/5:04.704

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Protoform Stratus em 2002

Algumas horas depois de eu publicar um post com a bolha do Mondeo da HPI em 2001, a Protoform publicou um anúncio da antiga na página deles no Facebook (não que uma coisa tenha a ver com a outra, o pessoal da Protoform está se lixando para meu blog), onde exaltavam sua lendária bolha do Stratus.

Este post também é para matar a saudade do nosso amigo Bruno da www.modelcar.com.br que pediu  uma imagem dela. Se eu não me engano esta Stratus foi lançada no final de 1997... Mandou nas pistas por muitos anos. Se tivesse ainda hoje ia dar trabalho. O anúncio também mostra a bolha do Astra DTM que era uma das mais bonitas da PF na época.

Os pilotos campeões: Barry Baker da Ready race e o cara com o sobrenome que eu nunca consegui falar, Suricarn Chaidajsuriya, que colocou a Tamiya no topo das competições no início da década de 2000 com o TRF 414.

Chassis com este dólar

Está pensando em pegar um carro novo(touring car)? Trocar aquela chassis antigo por um modelo de última geração? Fiz uma pesquisa com alguns dos principais modelos disponíveis no mercado, levando em conta a taxa de 60% de impostos e 45 dólares de frete. Com o dólar atual estes seriam os preços médio dos chassis, confira (preço médio em reais):

X-Ray T4 - 1916
Tamiya TRF417WX - 1858
Corally HMX - 1727
Hot Bodies TCXX - 1692
ARC R10 - 1403
Associated TC6.1 WC - 1386
VBC Wild Fire - 1366
Top Racing Photon EX - 1335
Sakura XI - 1317
CSO One - 1008

Vale lembrar que são todos chassi de competição, os principais de cada marca. Não achei para vender em nenhum lugar modelos da Serpent e Schumacher, por isso não estão na lista. Desanimou?


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Do passado: HPI Ford Mondeo

Em 2001 ainda era possível comprar algumas bolhas dos modelos chamados de "superturismo", que ficaram famosos na segunda metade de década de 90 nas pistas do mundo todo. Um destes modelos era o Ford Mondeo, feito pela HPI.


A HPI tradicionalmente sempre fez belas bolhas que conseguiam detalhar e serem funcionais para a competição.  O Mondeo, que foi apresentado com as cores do carro que foi usado no BTCC em 2000, tinha carroceria liftback, com traseira de caimento suave.


Não havia  o exagero do apuramento i que há hoje e, além do Mondeo havia uma dezena de outros modelos réplicas dos carros reais para se escolher, não era como hoje em dia em dia onde dois modelos de bolhas dominam as pistas.

Sakura Ultimate

O pessoal da 3Racing já começou a fazer teaser com o novo carro de competição da marca, o Ultimate. Este imagem acima foi postada nesta semana no Facebook. O modelo mostra que terá desenho semelhante ao Xi Sport, mas com peças em alumínio e fibra.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Turnigy TD10

Mais uma opção de entrada para quem quer começar no RC sem compromisso de andar mais forte ou competir. O TC da Turnigy traz muito elementos do descontinuado Sakura Zero. Tem todos os ajustes, mas a qualidade das peças, se o padrão for mantido, deixa a desejar.

Muita gente me pergunta sobre estas carros mais baratos, este por exemplo custa certa de 150 reais sem impostos, eu nunca recomendo. É muito mais aconselhável pegar um modelo usado de competição e de uma marca tradicional.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

ARC R10 2013

A ARC mostrou a versão 2013 do seu touring. O carro ganhou algumas melhoras, testadas por seus pilotos nas pistas. Entre estes pilotos está Josh Cyrul. Uma das alterações propostas e desenvolvidas por ele é a colocação da bateria no centro do chassis.


O chassis principal está mais fino, agora com 2,25mm. O principal motivo disso é aumentar a flexibilidade dele. A posição de colocação da fita para prender a bateria também mudou, sendo colocada agora transversalmente á bateria. mais um ponto que ajuda na flexibilidade.

As torres dianteiras estão mais baicas em 7 mm e as traseiras em 5 mm. Torres e amortecedores também foram trocadas por ajudar neste melhora.Há como opcional o bulkhead flex de motor que é uma peça separada da espinha central do carro.


Além do modelo completo há uma opção de kit de conversão para quem tem o modelo anterior. (clique nas imagens para ampliá-las)






quarta-feira, 5 de junho de 2013

Kawada M500GT

Este belo chassi é o modelo WGT (pancar 1/10) da japonesa Kawada. O carro é baseado no modelo 1/12 da marca e tem eletrônicos centralizados e sistema de troca rápida de bateria.