quinta-feira, 30 de maio de 2013

Novo chassis principal para CSO

O CSO-One TC ganhou uma nova opção de chassis principal, com mais felxibilidade. As principal mudanças estão na parte posterior das balanças que foram estreitadas.

Team Magic E4RS Evo II

A TM mostrou a "Evolução 2" da segunda geração do seu touring. O carro ganhou pequenas alterações e nenhuma inovação. Veja a lista de novidades:

NEW - Lowered and optimized centre of gravity
NEW - Centred and realigned masses
Perfectly symmetric Flex
Exclusive "Zero flex interference" concept
NEW - Central flex points
NEW - 3D flex system (optional)
NEW - Narrow High Grade 2.3mm woven graphite chassis
NEW - High Grade 2.0mm woven graphite upper deck
NEW - High Grade woven graphite shock towers
NEW - Mirror polished short dampers
NEW - Titanium coated shock shafts
Kfactory matched shock springs
NEW - Optimized anti-roll bar mounts
Aluminium 7075 lower bulkheads
NEW - Aluminium 7075 upper bulkhead with optimized roll center
NEW - Hard suspension arms and uprights
NEW - Hard plastic caster blocks
Fully adjustable arm mounts
ST steel hardened suspension axle
Fully adjustable arm positions and angles
NEW - Aluminium 7075 one-piece floating servo mount
Aluminium 7075 ball raced steering bellcrank
NEW - Aluminium 7075 laterally adjustable motor mount
NEW - Aluminium 7075 optimized center layshaft mounting blocks
Aluminium 7075 hard coated spur gear holder
CNC machined Delrin Spur Gear
Low Friction belts
Adjustable belt tension via eccentrics
NEW - Front spool axle with hard treated steel outdrives
NEW - Gear differential with 4 composite gears
NEW - Front double-jointed driveshafts
Rear hard treated steel CVD driveshafts
Aluminium 7075 wheel hex adapters
Quick release battery holder
High Grade graphite battery retainers (3 positions)
Low Friction ball bearings
Heavy duty body posts
High density foam bumper

Veja detalhes do carro (clique nas imagens para ampliar):

 

 

 

Linha de baterias Much more Impact FD

Esta linha de Lipos da Much More promete melhor desempenho com descarga mais lenta. Esta disponível nos seguintes packs:

- 7200mAh 80C e 6000mAh 80C stick packs
- 6000mAh 80C e 5000mAh 50 (low height) saddle packs
- 4600mAh 80C shorty pack
- 6400mAh 70C 1S
- 3000mAh 60C 2S 1/12th packs
- 4200mAh 50C (low height) stick pack.

Veja a curva de descarga comparada as LIPOs normais, segundo o fabricante:


Vaterra Nissan GTR

Este carro é da Horizon Hobby. Para começar sem nenhum compromisso no RC. Vem com tecnologia ultrapassada de motor estilo latinha de 15 voltas a bateria de 1800mah. Não sei o preço, mas colocaram uma bolha bonita para fazer vista.

Atualizando: vi o preço na Horizon: 289 doletas. Muito preço para pouco carro.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Godzilla

Depois de uns 3 anos resolvi pintar a bolha do GTR da HPI. Achei que nunca fosse pintar, pois ele estava manchada, com cola de fita para pintura encalacrada por toda parte. Retirei tudo com acetona e ficou zero. Depois foi só passar Colorgin. O resultado ficou excelente. Pena que não fiz uma foto da bolha quando tava toda detonada para poder comparar.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolha Rivall LMP1 WGT

A Rivall mostrou uma das mais bela bolhas dos últimos tempos para WGT. A LMP1 vem com desenho moderno e serve em modelos como o Serpent, CRC e X-Ray. Além das máscaras também vem com adesivos da marca.


sábado, 18 de maio de 2013

"Pianitos"

As zebras, ou "pianitos", como nossos "hermanos" costumam chamar, que andei fazendo para andar caseiramente, estão ficando bem legais... Vão ajudar a delimitar a pista e não vão ajudar se subir nelas, pois os carros vão perder grip. São feitas usando como base telhado transparente. Sinceramente não sei o nome certo deste telhado. A pintura foi feita com Colorgin.

domingo, 12 de maio de 2013

Tamiya TA06 MS

Este chassi é bastante singular. Feito para as competições da Tamia esta versão vai ajudar o desemepnho com alguns acessórios e upgrades. Acho muito legal esta supensão com os amortecedores horizontais, mas sei que isso não funciona na prática e estas peças em plástico... Bom é um carro para se divertir.

Tamiya TRF 101

A primeira imagem oficial do novo formulinha da Tamiya mostra que a marca caprichou, heim? Nada mais dos jurássicos f-103 está presente neste modelo, que é voltado para a competição.

Serpent edição especial

Não sei se postei sobre este aqui no blog, mas vi em algum lugar no Facebook e achei que não tinha mostrado ainda. Na verdade é tanta edição especial que eu já me predi. Mas o carro é bonito.

sábado, 4 de maio de 2013

Voltar aos bons tempos



Há alguma semanas estou para postar sobre este assunto mas acabei esquecendo. Dale Epp, o CEO da Protoform escreveu no fórum do Hobby Talk sobre o futuro do RC, dando um pouco mais de ênfase ao RC Oval. O que ele disse não é grande novidade, ainda mais para quem acompanhou a trajetória do autorama nos últimos anos.

O que acontece é que as coisas mudaram, muito, nos últimos tempos nas corridas de ovais. Os carros viraram lâminas e as corridas ficaram sem graça com as altas velocidades. As bolhas só têm como objetivo o desempenho, e isso ajudou a detonar a modalidade.

Muitos adeptos pularam fora esvaziando grids e falindo fabricantes. Isso vai acontecer em breve com as corridas de 4x4. O nível vai estar tão alto que ninguém vai mais querer competir. Qual a solução para isso?  Simples: réplicas. Como aconteceu com o slot car, as bolhas super aerodinâmicas, o motores super potentes e etc, acabaram criando uma onda de regressão em termos de desempenho. Surgiram as réplicas. Os modelos da SCX e Carrera da vida. Muito mais baratos, divertidos e próximos dos reais em termos de visual.

Isso fez com que os slot car não morresse. Dale Epp, fundador da Protoform falou isso no seu post. E disse que o futuro do RC Oval (e do turismo também) são as réplicas e a diminuição de profissionalismo. Ele ainda citou a Tamiya, que é um “ícone” até hoje (foram estas as palavras dele) por ter réplicas e vender modelos como água, que são divertidos de montar andar e competir.

Para finalizar ele disse não saber o que vai acontecer com as corridas dos pancars ovais, mas a chegada dos GEN6 à NASCAR são uma revolução para categoria 1:1 e para os 1:10. Pela primeira vez desde o final dos anos 80 (palavras dele) os carros nunca estiveram tão reais como agora.

A chegada das bolhas dos GEN6 deve ajudar a motivar mais corridas com réplicas e mais adeptos as provas em ovais. Ele afirmou que até o final do Verão (agosto, mais ou menos) a Protoform vai mostrar a sua primeira bolha GEN6 para os pancars ovais e espera ajudar nesta evolução.

Vale lembrar que na semana passada a Protoform mostrou uma bolha réplica para 4x4 depois de muitos anos, a do Camaro ZL1. Parece que nos 4x4 a coisa vai pelo mesmo caminho.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

CRC Battle Axe 3.0 oval chassis

A CRC mostrou sua terceira geração de pancar oval. O CRC Battle Axe 3.0 oval chassis é um link-car com chassis sólido e já adaptado a LIPO. O modelo traz muito elementos do Gean-X como o ajuste de servo e a suspensão dianteira. O legal é que oa amortecedores laterais são micro-shocks vedados, devem funcionar bem melhor num link-car.

O que sai mais barato? (fita filamentosa)

Ir à esquina e comprar um rolo de 25 metros de fita filamentosa ou comprar numa loja na costa leste dos EUA, um rolo de 50 metros, que importou do Japão, pagou impostos e mais o ferte dos EUA para o Brasil?

A segunda opção é mais em conta. Primeiro que não irá achar fita filamentosa em qualquer lugar e vai ter que contabilizar o frete dos nossos Correios. Segundo que a fita importada é originalmente feita para isso e por isso é muito melhor. A única desvantagem é que se comprar por Sedex recebe o rolo de 25 metros de fita inadequada em 3 dias. A fota idela com rolo de 50 metros demora uns 10 para chegar.

O preço médio de um rolo de fita filamentosa para fixar a bateria no chassis é de 34 reais no brasil, deve-se contabilizar o frete que varia de lugar para lugar, mas fica na casa dos 20 reais. Contabilizando em média 50-60 reais por 25 metros. O que equivale a R$ 2,40  por metro.

Um rolo de fita TOP (japonesa) com 50 metros, comprado na Amainhobbies custa com o frete 17 dólares, cerca de 34 reais. O preço por metro foca em R$ 0,68.

Vale lembrar que em lojas especializadas em modelismo o preço da fita dispara, cheguei a ver por 60 reais o rolo de 25 metros (fora o frete), e mesmo assim com a qualidade muito longe da TOP que comprei na Amain.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

3 Racing Sakura XI Sport

O Sakura Zero S já tem substituto: é o XI Sport. Ele traz alterações grandes em relação ao S com relação a engenharia, pois é baseado no XI, modelo de segunda geração da marca. A qualidade do material parece que se manteve a mesma...Veja os features:

- Center Front Body Support
- Fully ball raced
- Long Stroke Shocks with Threaded Shock Body
- Improved Material
- Improved Mold Design
- Chassis Mounted Composite Motor Cooling Fan for 40 and 30mm Fans
- Front Belt Stabilizer
- Premium Grade Anodized Low CG 7075 Alum Motor Mount
- Universal Driveshafts all round
- Composite Bulkhead Diff Covers with Torsion Strut
- 3 Racing’s Factory Racing Products Spec Updated Gear Differential
- Race Spec Composite Front Spool with Replaceable Drive Cups from the all new soon to be released Sakura Ultimate
- New Composite Adjustable Battery Mounts with Precision Positioning System from the Sakura Ultimate
- Composite Upper Bumper Mount
- Newly designed Ball Caps
- New Dual Bell Crank Steering System sharing the same geometry as the Sakura Ultimate counterpart
- FRP 2.5mm narrow design Lower chassis, 2.0mm Upper Chassis and 3.5mm Shock Towers
- New Suspension geometry using the same newly developed components from the Sakura Ultimate
- Ultra Fit Composite Servo Horn
- Race Spec Imported Bando Drive Belts
- Two Piece Composite Rear Forward A Arm Pivot Pin Mounts for maximum rear chassis flex.

Protoform Chevrolet Camaro Camaro ZL1

Depois de muito tempo a Protoform lançou uma bolha para os carros 190mm. É a Camaro Camaro ZL1 que chega para brigar com as HPI em termos de detalhes. O preço sugerido é de 28 dólares e vem com máscas e adesivos para decoração. (Clique nas imagens para ampliar)




Protoform Better Edge System

Uma extensão interessante esta Better Edge System da protoform para retíficas. Ideal para acabamento da caixa de roda da bolha. Custa 28 doletas. (clique nas imagens para ampliar)



Protoform Cyclone dirt late model

Este notícia não é de onroad, mas vale a pena postar, afinal é de oval. Olha que beleza a nova bolha de dirt late model da Protoform!  Dá até vontade de andar na terra.

Vou competir, que carro eu compro?

Este post é apenas a minha opinão, em quase 20 anos de RC vi algumas marcas se destacarem em campeonatos mundiais, norte-americanos, asiáticos e europeus.

Muita gente me pergunta qual a melhor marca de carro, esta é a segunda pergunta que eu mais escuto  (a primeira é: quanto que chega este carros de velocidade máxima?)

Fiz uma lista com as marcas que valem a pena o investimento, somente a nata do RC mundial. Uma lista fácil de se fazer, afinal as marcas são consagradas, basta dar uma olhada nos certames que citei acima e comprovar.

A seguir estão, em ordem alfabética as melhores marcas de carros 4x4 elétricos do planeta. As marcas que faltaram ou são ruins para competir ou não tem tradição nenhuma no RC, nos últimos 20 anos:

Associated
Corally
Hot Bodies
Kyosho
Schumacher
Tamiya
X-Ray
Yokomo

Portanto, quer um carro bom, Rápido e de qualidade? Pode comprar o chassi de competição de qualquer uma das marcas acima.

Antes de mais nada não esqueci da Serpent, Top, CRC, Team Losi, etc. Mas muitas marcas andam bem em um ou dois, não levam nada e tem seus méritos mais nos pilotos que nos carros. Estas marcas acima ajudam o piloto, e ganharam (e ainda vão ganhar) sim muitas provas.