terça-feira, 27 de agosto de 2013

Valor dos automodelos usados: não seja trouxa

Sempre foi assim, mas de uns ano para cá vem se agravando. O cara compra um auto RC e coloca para vender com preço absurdo. O pessoal que esta começando acaba caindo neste história e paga caro por algo que não vale nem metade do preço.

Há uma supervalorização de peças e chassis de entrada (não estou discutindo a qualidade), e partes eletrônicas de lojas "genéricas" da como a HobbyKing, R2 e por aí vai.

Para quem está começando a minha dica é: fiquem atentos. Pesquise o valor das coisas que você está comprando. Veja no e-bay, veja nas próprias lojas, onde se compra tudo novo.

Já havia postado aqui sobre as bolhas de 8-9 dólares que são vendidas aqui por mais de 140 reais. O que temos hoje são eletrônicos de 20 dólares, usados, sendo vendidos por 10x o seu preço de novo. Chassis básicos mais caros que modelos de competição e por aí vai.

Este tipo coisa detona o hobby, quem compra uma porcaria por preço de ouro acaba desanimando e sai antes de começar a andar direito ou curtir o hobby. Muitos não gostam ou não podem comprar lá fora (o que é uma pena) mas evitem comprar aqui. Não pela qualidade do material que é vendido, afinal isso depende do uso e tudo mais, mas principalmente pelo preço que o pessoal pede, que é surreal.

Nunca comprei nada no Mercado Livre e nunca vou comprar, lá a coisa é pior ainda, com as taxas que o pessoal fala, que devem ser de 200% por que o preço dos carros e partes é muito maior que em fóruns etc. Fiquem atentos aos fóruns e comunidades do Facebook, é raro alguém pedindo o preço certo do automodelo.

Qual a saída para isso? Não comprar, ou comprar lá fora, novo, na caixa. É mais seguro e mais barato. Peguem a calculadora e confiram. Perguntem para alguém de confiança, há mais tempo no hobby quanto vale o material que quer comprar. Se forem colocar no papel vão ver como estão os preços no do RC no Brasil...

Por que isso existe no Brasil? Pelo mesmo motivo que existes igrejas 171, políticos ladrões, produtos piratas etc: por que tem gente que acredita, não procura se interar sobre o assunto e compra.