sábado, 4 de maio de 2013

Voltar aos bons tempos



Há alguma semanas estou para postar sobre este assunto mas acabei esquecendo. Dale Epp, o CEO da Protoform escreveu no fórum do Hobby Talk sobre o futuro do RC, dando um pouco mais de ênfase ao RC Oval. O que ele disse não é grande novidade, ainda mais para quem acompanhou a trajetória do autorama nos últimos anos.

O que acontece é que as coisas mudaram, muito, nos últimos tempos nas corridas de ovais. Os carros viraram lâminas e as corridas ficaram sem graça com as altas velocidades. As bolhas só têm como objetivo o desempenho, e isso ajudou a detonar a modalidade.

Muitos adeptos pularam fora esvaziando grids e falindo fabricantes. Isso vai acontecer em breve com as corridas de 4x4. O nível vai estar tão alto que ninguém vai mais querer competir. Qual a solução para isso?  Simples: réplicas. Como aconteceu com o slot car, as bolhas super aerodinâmicas, o motores super potentes e etc, acabaram criando uma onda de regressão em termos de desempenho. Surgiram as réplicas. Os modelos da SCX e Carrera da vida. Muito mais baratos, divertidos e próximos dos reais em termos de visual.

Isso fez com que os slot car não morresse. Dale Epp, fundador da Protoform falou isso no seu post. E disse que o futuro do RC Oval (e do turismo também) são as réplicas e a diminuição de profissionalismo. Ele ainda citou a Tamiya, que é um “ícone” até hoje (foram estas as palavras dele) por ter réplicas e vender modelos como água, que são divertidos de montar andar e competir.

Para finalizar ele disse não saber o que vai acontecer com as corridas dos pancars ovais, mas a chegada dos GEN6 à NASCAR são uma revolução para categoria 1:1 e para os 1:10. Pela primeira vez desde o final dos anos 80 (palavras dele) os carros nunca estiveram tão reais como agora.

A chegada das bolhas dos GEN6 deve ajudar a motivar mais corridas com réplicas e mais adeptos as provas em ovais. Ele afirmou que até o final do Verão (agosto, mais ou menos) a Protoform vai mostrar a sua primeira bolha GEN6 para os pancars ovais e espera ajudar nesta evolução.

Vale lembrar que na semana passada a Protoform mostrou uma bolha réplica para 4x4 depois de muitos anos, a do Camaro ZL1. Parece que nos 4x4 a coisa vai pelo mesmo caminho.