domingo, 14 de abril de 2013

Shorty LIPO centralizada

Esta dica vale para qualquer chassis. Eu fiz no meu HMX e é bem simples de fazer. Com a chegada das LIPO curtas (shorty LIPO) as LIPOs de primeira geração, de tramanho (gigante) tradicional já eram. (Acima a posição final da shorty LIPO alcançada pelo novo furo)

Acontece que a maioria dos carros não está adaptada à nova geração de LIPOs. O HMX está, mas a bateria só tem uma posição, na parte de traz do chassis. Um outro modelo que eu conheço que tenha isso é o ARC R10, que tem possibilidade de colocar a LIPO em duas posições, uma na traseira e outra na dianteira do chassis.

 (Esta é a posição original que o Corally HMX permite para a colocação da Shorty LIPO)

Mas ainda não conheço nenhum que coloque a LIPO no centro do chassis. Pois resolvi fazer com as minhas próprias mãos uma pequena alteração no chassis que permite esta arrumação.

 (Esta é a furação original do chassis Corally HMX)

No caso do HMX eu tive que fazer apenas mais um furo para colocação de fita adesiva (de bateria), mas na maioria dos carros deverão ser feitos dois furos. Para fazer isso basta uma retífica, com pontas de lixa e lixa-furadeira de 1,5 mm.

Basta marcar o local onde quer fazer o novo furo para a colocação da fita e mandar ver na retífica. No caso do HMX, acredito que em muitos outros carros, tive que colocar um batente na parte central do chassi para que a bateria não fique sambando numa pancada.

 (Assim ficou a nova furação, com a possibilidade de se colocar a bateria curta no centro do chassis, já com o batente vermelho)

O grande lance desta alteração é que não é mai spreciso retirar a bateria para mexer no braço de servo e nem no motor e pinhão. Uma mão na rota muito grande.