quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Por um fio

Quem tem ou ja teve um Mamba sabe que o motor é excelente, durável pra caramba e tudo mais. Mas também sabe como o bicho vem com fio de fábrica. São "metros e metros" de fiação desnecessária. POis bem, no pouco tempo que tive para dedicar ao RC nas última semanas resolvi fazer um desafio a mim mesmo fazer a melhor fiação que conseguisse com um Mamba.

(Mamba Sidewinder com a fiação original de fábrica: parece um ninho de gato)

Para isso usei um Mamba das antigas que tenho aqui, com ESC Sidewinder, mas que ainda anda pacas. O motor eu já tinha reduzido a fiação, mas meu objetivo ia ser reduzir mais. tirei todos os fios da placa do ESC: chave de liga e desliga e fio do receptor. Aproveitei também e tirei o gigantesco fio que vem no servo da Futaba.

Utilizei um ferro de solda de 30W com ponta bem fina para isso, o resultado final está nas fotos: o carro com menor fiação que eu já fiz até hoje. Só não deu para diminuir mais ainda o motor por que não tenho fio preto, mas em breve vou fazer isso também. O carro só com fios pretos fica bem legal. Sem exagero retirei mais de 60 cm de fio dos eletrônicos originais. O carro ficou muito limpo. E claro está funcionando.

Para fazer esta fiação você vai precisar de:
- solda
- ferro de solda de 30w com ponta fina
- pasta de solda
- muita precisão para soldar fio com meno de 0,3mm


(O carro com a nova fiação: não está 100%, mas está bem mais limpo que com a fiação original)