quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Controle-remoto X Rádio-controle


Vou tentar com este post ajudar mais um pouco o pessoal que está querendo começar no RC. Vou tentar esclarecer a diferença entre CONTRLE-REMOTO  e RÁDIO –CONTROLE.


Na verdade esta diferença não sei se é coisa minha, mas serve, ao meu ver, para diferenciar duas modalidades que se confundem.

A coisa é simples: controle remoto é uma modalidade mais simples, voltada para iniciantes ou crianças que querem se divertir controlando carros à distância. Não há nada de errado com ela, mas por ser estupidamente básica, pode acabar iludindo alguém que queira começar no RC.

O carros são normalmente sem escala, e nas escalas mais variadas, não possuem rádio tipo pistola, e não têm possibilidade de troca de canal, peças que quebram com muita facilidade e total impossibilidade de upgrades.

O mais grave fica na hora da manutenção. Achar peças para um carro de controle-remoto é praticamente impossível, e eles quebram muito. Isso os torna praticamente descartáveis, quebrou, não vai achar peça, então joga fora.

Os carros rádio-controlados possuem tudo que um controlado remotamente não tem. Para começar são mais caros, normalmente, são. Possuem intercâmbio de peças com modelos da mesma escala, como amortecedores, molas, rodas, pneus, bolhas e muitas outras partes.

Na maioria das vezes são comprados por partes, chassis, bolha, rodas, pneus, bateria, carregador, etc são vendidos separadamente, para o comprador poder optar pelo que ais vai ser interessante à ele.

Outro ponto interessante é a possibilidade infinita de regulagens, como cambagem, caster, toe, etc.

Pilotar um RC é muito mais emocionante, mais divertido e mais motivador. A facilidade de compra de peças é muito maior com os RCs. Existem centenas de lojas pelo mundo que vendem peças de reposição ou upgrades para os modelos RC.

Basicamente estas são as diferenças. Isso acaba confundindo o pessoal que quer começar, espero que com este post eu tenha ajudado o pessoal.

Um abraço