segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Primórdios dos touring cars

Estes modelos da Tamiya são muito legais. Sempre que vejo um fico babando. São os avós dos carrso que usamos hoje nas pistas. Apesar serem 1/12, eles eram bem realistas.

O Renault 5 foi apresentado em 15 de outubro de 1980 e o Golf em 22 de agosto do mesmo ano. Os dois carros são modelos baseados em carros de ralis da época, mas não se iluda eles não são para andar na terra.

Eles tinham motor 540S e vinham com pneus de espuma, além de muito bem decorados, como era habitual nos modelos da Tamiya (eles tinham até a figura do piloto). A pretensão deles era mesmo diversão e competiçào apenas entre outros modelos iguais. Muito legais estes dois das fotos, que estão 0km.

A tração é traseira e a bolha era em policarbonato, acho que dá para encontrar, ainda alguns no Ebay... mas vai se preparando para gastar uma graninha.

domingo, 30 de agosto de 2009

Ovalando

Aos poucos eu vou pegando a manha e a coisa vai melhorando... Neste domingão deu para andar um pouco, coisa de 15 minutos e o Agressor evoluiu bastante, mes em pouco tempo de uso. Com a nova relação, eixo traseiro e regulagem de suspensão o carro já se mostrou muito mais na mão.

A grande diferença dos pancars para os touring cars está na tração. Total nos touring e traseira nos pancars, o que torna o carro mais difícil de guiar, porém é mais gostoso de andar.

Como minha pista curta (curta mesmo) não permite muito despejo de potência, os maiores ganhos foram com a regulagem do rádio, com EPA bem baixo, de 35, e 100 para freio. Com o tempo vou tentar melhorar o EPA, mas acho que mais de 50 será impossível de usar onde eu carro.

O mais legal é ver como estes carros não gastam nada. Bateria? andei com uma LIPO de 5400 e nem coçou, mais de 10 minutos andando. E o motor estava com 34,2 o.C depois de mais de 100 voltas... também não coçou. Depois de andar hoje acho que duas coisas poderào ajudar no desempenho: lastro na dianteira esquerda e uma bolha COT, vou tentar aprontar a minha nesta semana para poder andar no feriadão. As COT tem a asa traseira mais eficiente e podem ajudar a ganhar tempo nas curvas. Vamos ver...

sábado, 29 de agosto de 2009

Clássico: Toyota Celica GT-Four

Este carro é um clássico. O Toyta GT Four (modelo foi usado pelo carlos Sainz, no final da década de 80 no Mundial de ralis) foi o primeiro carro da Tamiya feito no chassis TA01, que foi desenvolvido a partir do Manta Ray de off road, da marca.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Belezinha da noite

Mais uma belezinha para hoje, sem dúvida uma das minhas favoritas, a Alfa 156 Superturismo (esta é do Giovanardi que andou no Italiano e no STW) dos tempos áureos do superturismo.

Belas pinturas

Para o pessoal que gosta de praparção. Quatro modelos com o visual da Falken, fabricante de pneus, que é usado em feiras de preparção mundo à fora.

Belezinha do dia

Mais uma BMW "réplica", mas ao invés do DTM, o cara se inspirou no BTCC para fazer o layout desta. O carro é uma M3, e a pintura foi usada pelo campeão do BTCC em 1988 Frank Sytner. Nem precisa dizer que a bolha é Tamiya...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

COT para elétricos

OLha que novidade interessante, a Mcallister lançou uma bolha COT para carros ep 190mm. Além de ter ficado mais proporcional que a dos pancars esta vai ajudar a divundir as corridas em ovais entre o pessoal do elétrico.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Kombi

Essa eu achei bem legal. Me lembro que há aguns anos a HPI fazia bolha de Kombi para os mini da marca. Essa não é HPI (pelo menos não parece), mas ficou bem legal pintada de Red Bull. O chassis, com certeza, é um mini.

sábado, 22 de agosto de 2009

195 doletas

Navegando pela net descobri uma tal de r2hobbies.com que vende aquela cópia do 416 por 195 dólares... alguém se arrisca?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

HPI Fórmula

Depois de vários Tamiya agora um Fórmula 10 da HPI. O pessoal lá fora se amarra na Red Bull.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Honda F1 - Clássico

Não sei de que ano é este Honda F1, mas está muito lindo no chassis F104! Se não me angano é da década de 60. Alguém sabe dizer?

Mexida na traseira

Neste sábado aproveitei um tempinho livre para fazer uma alteração no Custon Works. Troquei o eixo traseiro pelo do RC10L4, que é mais largo pelo menos 7mm.

sábado, 15 de agosto de 2009

Ferrari

Mais um F104, agora com layout de Ferrari. Ficou bem legal e o cara já colocou uma caixa de motor em alumínio própria para o uso de brushless.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Phi com suspensão de 416

O pessoal lá fora usa direto a suspensào do tamiya 416 no Phi, este 09 está como uma. Dizem que fica melhor, eles colocam balanças, cubos de rodas e amortecedores.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nunca tinha visto

Essa eu nunca tinha nem ouvido falar, uma bolha de Opel Corsa S1660 de Rally. Nào sei qual é a marca, mas não pareec ser muito bem feita não...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Belezinha do dia

Audi Quattro A1 vencedor do Rally de Monte Carlo de 1984, sensacional! Vejam mais fotos:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Asa nova da HPI

Essa nova asa da HPi serve em todos so carros 1/10 de pista ou drift. Possui bases com vários angulos que permitem uma regulagem fina de ajuste. Sinceramente não sei como esta asa vai caber em bolhas que já tem bases de aerofólio pré-moldadas, mas...

domingo, 9 de agosto de 2009

Reporte 4a. etapa do CCSS

Segue o report do Nilton sobre a quarta etapa do Campronato carioca de Super Stock:

"Pessoal,
Em um dia excelente, com sol e tempo um aberto, com temperatura agradável, tivemos um dia de pista cheia (9 pilotos andando juntos)...

sábado, 8 de agosto de 2009

Hot Bodies Subaru Impreza

Já tinha visto esta bolha em competições, é bacaninha, pelo menos tem nome de carro de verdade...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Algumas fotos

Algumas fotos, estou sem tempo nenhum para RC e para o blog, espero que em breve eu volte a blogar e a andar...

domingo, 2 de agosto de 2009

BMW 320 Si no chão

Hoje sobrou um tempinho e fui dar umas voltas com o Corally. Mas, mais que o Corally eu fui andar com a BMW 320 Si da Tamiya e recordei velhos tempos...

Vídeo da final do Europeu hoje

A Tamiya detonou geral

Não é de hoje que a Tamiya vem dominando corridas no RC elétrico, no Europeu deste abno que acabou hoje só deu tamiya, veja o resultado final:

Essa é forte

Olha só a bateria que a Reedy lançou para 1/12 e Pro 10: 4600, 3,7v de 40c! Muita força e run time, imagina isso num Pro 10? são mais de 20 minutos rodando tranquilo fácil.

Boas para Pro10

Eu gosto muito do desenho destas bolhas Altis do Team Titan, pena que sejam difíceis de encontrar. Agora a marca lançou dois modelos pré-pintados 200mm, muito bons para Pro10.

A mais bonita agora preta

Para mim estas rodas de Speedworld são as de desenho mais bonito, agora elas tem a opção da cor preta, era só o que faltava para ficarem perfeitas. Elas são vendidas com pnaus já montados nas rodas.

Novo oval da CRC

Grande novidade para os ovais: novo Batlle Axe da CRC. Parece que segue o memso padrão do Genx10, assim com a Associated fez com o R5 Oval e R5... Bela chassis, e tem todos os ajustes.

Bela pintura 9a. edição

Meio tuning, mas bastante bem feita. Lembra um pouco as BM's do DTC.

Rear-end legal para Tamiya F

Me pareceu bem legal este rear-end para Tamiya F. Ao invés de usar uma peça de chassi fixa, ele usa uma peça móvel ligada à caixa do motor. Deve deixar o carro com a traseira mais fácil de ajustar.

sábado, 1 de agosto de 2009

Novos amortecedores

A coisa que eu menos gostava no E4, era a suspensão. Na verdade os amortecedores, que não eram dos melhores, pelo menos os originais do kit.