sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mas, afinal, o que é GBS?

Não, não é uma ONG, ou uma tecla da sua televisão. GBS é a abreviação de Global Bory System. O que é isso? é a maneira, encontrada pelas fabricantes de bolhas de dar um jeito de ganhar mais grana.


É simples, lembra quando antigamente, não muito, uns dez anos atrás, as bolhas eram só de modelos de réplicas? Tinha Volvo S40, Ford Mondeo, Honda Accord, Audi A4 e assim ia...

Então, os fabricantes faziam as bolhas e tinham que pagar uma grana em Royalties para os verdadeiros "donos" dos modelos, as fabricantes de automóveis. Para economizar esta grana e manter o preço ao consumidor, eles começaram a criar bolhas prtótipos de 4 portas (bizarro).

Com isso eles foram pressionando as entidades (IFMAR, ROAR, entre outras) para aceitarem estas bolhas. E assim surgiu a sigla GBS, para que estas bolhas 4 portas aceitas em campeonatos de supertouring, também pudessem ser de modelos prtótipos, dos próprios fabricantes. Em pouco tempo, vai ser complicado ver réplicas de carro reais dos grandes fabricantes.

Atualmente a única que faz isso ainda com força é a HPI. Mas tem o lado bom nesse troço aí. As bolhas GBS são feitas para competição mesmo, muito mais estáveis e boas de guiar que modelos réplicas.

Algumas bolhas GBS:
Nemesis
DNA1
DNA3
R9-F
R9-R
LTC-R (será mostrada mês que vem)

Bom é isso.