sábado, 30 de agosto de 2008

Vintage RC - Tamiya TA03 RS TRF

Hoje em dia, se pararmos para penser, o TA03 foi um dos modelos mais estranho já fabricado, ou será diferente? O carro tinha um chassis fino, comparado aos modelos concorrentes da época. Não trazia nenhuma ideia revolucionária, mas era bem diferente de tudo que havia no mercado.


O modelo ficou famoso nas mãos de David Jun, que ganhou alguns troféus com o carro. Lançado em 1996 a versão da foto foi apresentada como modelo 1997, a RS TRF. O carro tinha muitos opcionais, isso deixava o carro mais pomposo que modelos da HPI e Schumacher.

Ele tinha duplo-deck em fibra de carbono, com cortes que aliviavam o peso, e diff cases de plástico, que com o tempo iam se pulverizando. Repleto de rolamentos, tinha um complexo sistema de tração, com várias engrenagens.

A tração nas 4 rodas era feira por correia, algo novo para os carros de turismo da Tamiya na época. Já há mais de 10 anos atrás, a Tamiya oferecia ao modelo dezenas de opcionais interessantes, apesar de este TRF já ser repleto deles, sempre tinha alguma coisa nova para equipar o carro.

No RS TRF a famosa inversão de diff-cases não podia acontecer. Nele só motor traseiro mesmo. Ao contrário dos seus irmão PRO, que podiam com a inversão das peças de plástico ter motor na frente ou atrás. Este modelo não vinha com bolha de fábrica, pois era destinado à competição, mas contava com amortecedores de alumínio, barras anti-rolagem e pneus radiais da Tamiya.

Ficha técnica
Fabricante: Tamiya
Modelo: Ta03 RS TRF
Chassis: Plático injetado e fibra de carbono, dupl0-deck, 190mm
Bateria: não incluída, side-by-side, ou stick
Caster: não
Camber: sim
Down-stop: não
ESC: não incluído
Rádio: não incluído
Ano de lançamento: 1997
Peso: ND
Tração: nas 4 rodas, por corrreia
Pitch: 64, ou 48
Amortecedores: à óleo, em alumínio, com regulagem por espaçadores
Rodas: Tamiya
Pneus: Tamiya sliks
Bolha: não incluída